Sobre

Abordagem Transdisciplinar Holística nos níveis individual, social e ambiental

Unipaz, um jeito de florescer

A Universidade Internacional da Paz – Unipaz foi fundada em 1987, em Brasília. É a terceira instituição educacional desse gênero, ao lado das Nações Unidas e da Costa Rica. A Unipaz se distingue por sua vocação para desenvolver uma Cultura de Paz, trabalhando a partir de uma Educação Integral, baseada nos paradigmas Transdisciplinar e Holístico. Como declarado no Ato Constitutivo da UNESCO, “as guerras nascem na mente das pessoas, portanto, é na mente das pessoas que devem ser erguidos os baluartes da Paz”.

A partir da abordagem de uma ecologia inclusiva, individual, social e ambiental, a UNIPAZ trabalha com programas, projetos e diferentes atividades de sensibilização, formação e pesquisa com comunidades nos níveis local, regional, nacional e internacional.

A Unipaz é fruto do encontro de três franceses – Pierre Weil, Monique Thoenig e Jean-Yves Leloup, que conceberam sua Carta Magna em 1986, em Paris. Nesse mesmo ano, a Declaração de Veneza, após o colóquio organizado pela UNESCO, reconheceu “a urgência de uma pesquisa verdadeiramente transdisciplinar”, representando, em suma, o intercâmbio dinâmico entre a ciência e a consciência.

A Universidade foi fundada a partir da proposta do então Governador de Brasília, José Aparecido de Oliveira, denominada Fundação Cidade da Paz – Funcipaz, objetivando fornecer as condições materiais e administrativas à Unipaz, instalada na Granja do Ipê, local histórico onde residiu Israel Pinheiro, um dos construtores da capital brasileira.

A Unipaz está representada em 21 unidades no Brasil, além das unidades em Portugal e França. As unidades no país estão localizadas em Aracajú/SE, Baixada Santista/SP, Boa Vista do Sul/RS, Chapecó/SC, Distrito Federal, Fortaleza/CE, Joinville/SC, Goiás, Minas Gerais, Palmas/TO, Paraná, Pernambuco, Poços de Caldas/MG, Porto Velho/RO, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Salvador/BA, Santa Catarina, São Paulo, Uberlândia/MG, Vitória/ES.

A Unipaz EAD (Educação por Afinidade Digital) surge como uma expansão deste movimento, ofertando cursos inovadores que preservam toda a qualidade e as premissas da Unipaz, reconhecidas pelas milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciá-las presencialmente, agora em um ambiente virtual que transcende fronteiras e possibilita levar a cultura de paz a lugares onde antes não era possível.